Massa para macarrão / Pasta fresca

Hoje vamos falar sobre como fazer massa fresca para macarrão.

Fiz esse vídeo porque minha cunhada (Juliana) havia me perguntado como fazer massa fresca, eu disse que era fácil, mas não tive tempo para mostrá-la.

Então hoje fiz uma massa para macarrão com somente uma mão! Pra provar a vocês como é fácil. Aí vocês vão questionar: “Mas você usou uma máquina para abrir!”. Sim usei, mas a dificuldade, que eu imagino que as pessoas tenham, é fazer a massa e não abri-la. Até porque, como digo no vídeo, a espessura da massa e o tamanho você é quem define. Mas se você deixar a massa descansar bem, não terá dificuldade de abrir na espessura que deseja.

No vídeo eu falo sobre descansar o glúten da massa. No glúten possuímos duas proteína, a gliadina e glutenina. Essas proteínas são responsáveis pela elasticidades (capacidade da massa de voltar a posição original) e extensibilidade (capacidade de se estender, sem rasgar, não voltando a posição original).

E quando você sova a massa, essas duas proteínas estão bem ativas. Deixando a massa descansar corretamente, elas estão mais relaxadas e você conseguirá abrir a massa mais facilmente.

Farinha de trigo – 500g
Ovos – 5 unid (cada ovo tem aproximadamente 50g)
Azeite – 50 ml (ou 2, 3 colheres)
Sal – 1 colher sopa rasa
Água – caso necessário 1 a 2 colheres de sopa

Modo de preparo da receita

A água aqui você tem que tomar cuidado ao acrescentar, porque o trigo demora um tempo para absorvê-la, então acrescente bem pouco, sove um pouco e veja se realmente é necessário mais.

O tempo de espera pra massa secar vai variar de cidade pra cidade, cidades mais secas naturalmente ela vai secar mais rápido. Em Brasília teremos um tempo, em Belém teremos outro. Mas se você não quiser esperar a massa secar bem para poder guardá-la no armário, deixe a massa secar ao menos 30 min e conserve na geladeira em sacos plásticos.

Uma coisa que vale a pena lembrar, é que cada tipo de farinha tem uma capacidade de absorção de água, e os ovos são entorno de 50g, as vezes você tem um maior, um menor e a medida não fica exata. Por isso, se ficar mole demais acrescente farinha, se ficar seca demais acrescente água ou azeite se preferir (lembrando sempre de acrescentar  pouca quantidade e sovar, e depois ver se é necessário acrescentar mais).

Não fique preocupado, eu só digo isso porque as vezes a massa não fica como está no vídeo e você logo pensa “O que fiz de errado?”. Nada. Pode ocorrer variações (pequenas) na textura da massa. E aqui é bem fácil de resolver. Ficou mais mole – farinha. Ficou mais seca – água ou azeite.

Essa massa fresca com ovos é tradicional da região de Bolonha na Itália – “Pasta alla uovo”. Mas você pode substituir uma parte dos ovos por algum vegetal cozido e processado. Isso irá agregar sabor e cor a massa. Também é muito utilizado vegetais em pó (beterraba, cenoura, etc).

Massa macarrão

Como você pode conferir no outro post Como fazer massa fresca de macarrão de espinafre

Lembrando que para cada purê de vegetal que você fizer, metade dele é água. Se temos 100g de purê de beterraba, 50g é água. Ou seja, retiramos um ovo (50g), e colocamos 100g de beterraba cozida e processada.

Normalmente vemos no supermercado as massas serem feitas de trigo semolina, mas essas indústrias utilizam máquinas bem potentes para amassar. Se você fizer uma massa com 100% de trigo semolina, irá ter muito trabalho para amassá-la, pois esse tipo de trigo absorve água mais lentamente deixando o preparo muito mais pesado e difícil de fazer.

Se quiser colocar semolina na sua receita, substitua somente 20%, 30% do peso da farinha de trigo comum. Lembrando também que quanto mais semolina minha massa possuir, mais dura fica de abrir.

É isso ai, espero que gostem!!!

Abraços e até.

Da culinária a Gastronomia – Receitas e vídeos!www.youtube.com/romerobicalho
www.facebook.com/receitasevideos
Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

13 thoughts on “Massa para macarrão / Pasta fresca”

  1. Eu fiz sua receita, seguindo as dicas, ficou muito saborosa, eu amei e o pessoal de casa tambem. Obrigada por compartilhar, uma massa simples e bem italiana. Gostaria de fazer uma pergunta. Eu coloquei o restante, da pasta, na geladeira e depois de tres dias ela ficou um pouco escura, nao sei o que aconteceu, se puder me responder ficarei agradecida. Bjs

    1. Oi Simone!

      A melhor maneira de conservação dessa massa é embalada e colocada em lugar fresco e arejado. Sua geladeira possui outros sabores e aromas, que podem ser transmitidos para sua massa.

      Uma opção que você pode fazer é congelar a massa já cortada. Depois vai direto pra água fervendo. Bem embalada dura tranquilo 3 meses no freezer.

      Bjos.

  2. Só assim aprendi como fazer uma massa fresca!!!!!
    Eu adoro massas e ainda melhor feita na hora. Sempre aprendo muito com seu seite e onde estiver te acompanhamos.
    Assim explicando bem direitinho fica muito bom para entender e fazer.
    Otimos Videos e receitas.
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10