Como fazer pão de ló

Hoje temos mais uma receita do mundo da confeitaria.

Temos como fazer pão de ló. Uma das mais famosas e antigas receitas da confeitaria. Essa preparação já foi descrita aqui em outro post. Como fazer rocambole / pionono. Nesse post a massa de pão de ló possui o nome de Genoise.

Acrescentando mais um detalhe (que muita gente tem perguntado). E o fermento? Não vai na massa?

A resposta é não!! E sim!… rs

Não porque não acrescentamos o fermento químico a massa de pão de ló. Aqui temos o fermento que chamamos físico.

Como vocês podem ver no vídeo abaixo, é acrescentado uma quantidade enorme de ar na massa. E quando a massa vai ao forno, esse ar irá expandir, fazendo com que o nosso pão de ló cresça sem necessidade de adicionar fermento químico.

Por isso, a massa ter que ser misturada bem delicadamente, perdendo o mínimo de ar possível.

Então vamos a receita em vídeo. Como fazer pão de ló.

INGREDIENTES

  • Açúcar 30 g para cada ovo
  • Farinha de trigo 30 g para cada ovo
  • Essência de baunilha opcional
  • Manteiga derretida 5 ml por ovo (opcional)
    • Na receita que mostro no vídeo, usei 4 ovos, 120g de farinha de trigo e 120g de açúcar

MODO DE PREPARO

  1. Esquente os ovos com açúcar numa panela ao fogo. Use fogo bem baixo e mexa constantemente. Isso para evitar que os ovos cozinhem. Assim que esquentar (30 a 45ºC) retire do fogo e coloque na batedeira até atingir o ponto letra (como mostra a receita em vídeo).
  2.  

    Esse processo irá auxiliar sua massa a ficar mais aerada. Se quiser também poderá bater os ovos com açúcar diretamente. Mas aconselho retirar os ovos da geladeira 30min antes de usá-los (para não ficarem tão frios).

  3.  

    Separe a farinha em duas ou três partes. Acrescente à mistura, como mostra o vídeo. Misture delicadamente, e do centro para as bordas.

  4.  

    Caso queira usar a manteiga é aqui que ela entra. Também misturada delicadamente.

  5.  

    Coloque a mistura num travessa com manteiga no forno a 170ºC entre 10 e 15min.

Pão de ló

Essa preparação foi a base do nosso próximo post. Como fazer bolo da barbie.

Abraços e ótima semana!

Da culinária a Gastronomia – Receitas e vídeos!
www.youtube.com/romerobicalho
www.facebook.com/receitasevideos
Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

76 thoughts on “Como fazer pão de ló”

  1. Oi Romero, me indica uma marca de batedeira, por favor. Meu pão de lo não ficou como o seu. Creio que minha batedeira não tenha deixado a massa tão homogenea, mas com muitas bolhas grandes. Grata. Abraço e parabéns pelo trabalho de disseminar conhecimentos culinários!

    1. Oi Luana,

      no Brasil é muito comum as da Arno, as mais famosas são da Kitchenaid, aqui na Alemanha as melhores são da marca Bosch. Faça uma pesquisa na internet e veja qual melhor lhe atende. : )

      Abraços.

  2. Olá garoto!! Você arrasa, hein?? stou viciada nas suas receitas e, neste exato momento estou fazendo meu primeiro pão de ló!! Obrigada por compartilhar sua “luz” conosco e obrigada por postar sempre coisas tão gostosas e com esta super didática. Você merece todos os parabéns!!

  3. ola Romero vc e uma bencao na vida de muita s pessoas e na minha tbm .Romero o pao de lo de chocolate eu tiro desses 120 grs de harina ,y pongo 25 de azucar? E assim mesmo ou entendi mal? Dios lhes bendiga.

  4. acabei de fazer o pao de ló e rechear com mousse de chocolate e cerejas… ainda nao esperimentei, mas ficou com uma textura e maciez incriveis! muitooooo obrigado, tinha acabado de testar uma outra receita de pao de ló…. ficou um lixo aê procurei outra e encontrei a sua!! muito obrigado sempre quis uma receita de pao de lo com essa qualidade! Deus te abençõe!!
    meu face: https://www.facebook.com/valter.f.costa
    devo postar fotos da minha torta la, daki a pouco!! rsrs
    forte abraço!!!

  5. oi Romero,adorei a sua receita de pao de lo,sempre quis aprender a fazer,e tda vez eu nao acertava,mais vc caiu do cèu kkk com as suas dicas eu fiz e ficou perfeitoo ,antes tirei a pele do ovo pra nao ficar com o cheiroo,fiz pro meu niverr e tcah tchan tchan perfeitoo,delicioso obrigada !!!

  6. Nooooossa….!!! Tudo de bom sua receita.
    Amei a consistência, a massa é muito fofinha e vc é uma simpatia!
    Amei! A melhor massa!!!
    Obrigada por compartilhar! Ahhh, e como se não bastasse tudo isso a sua didática é ótima!
    Abraços!

  7. Romero
    Muito onrigada pela excelente aula e conceito do pao de lo. O meu nunca ficou tao bom ate encontrar vc e suas orientacoes simples e transparentes.
    Siu sua fa.
    Gostaria de te mandar a foto mas nao vi como anexar.
    Obrigada mesmo.
    Abraço
    Rozana

  8. ola eu posso passar sua receita pra dicasde confeitaria ( amei essa receita ja fiz varias vezes sua massa pão de lo desdeja agradeço boa noite

  9. Olá gosto muito dos seus vídeos, bem explicados!!
    Só que, fiz agora á pouco e acabei de tirar do forno, o meio do bolo abaixou, o que pode ser??O que fiz de errado???
    Obrigada um abraço.

    1. Oi Fernanda,

      Existe algumas opções:

      – Você pode ter misturado demais a massa (perdendo muito ar)
      – Você pode não ter misturado corretamente, e deixado bolinhas de farinha sem misturar no meio da massa. Essa bolinhas podem puxar a massa para baixo.
      – A temperatura e tempo de forno também influenciará.

      Faça de novo que ficará melhor, tenho certeza.

      Abraços.

  10. olá Romero boa tarde, gostei da receita,simples e fácil, mas gostaria de saber se leva fermento na massa Deus te abençoe, no aguardo de sua resposta.

  11. Amei seu site, super esclarecedor! Estou com a pretensão de entrar no ramo de bolos decorados e cupe cakes, vou precisar e muito destas dicas salvadoras… Grande abraço e obrigada por compartilhar o seu conhecimento.

  12. Ola a receita parece ser otima! eu gostaria de saber se posso fazer essa receita para um bolo de casamento e colocar um recheio de abacaxi com creme, sera que fica bom? o bolo tem que ser em forma redonda. Obrigada

  13. Ola bom dia, estou um pouco triste acho que nao soube deixar uma resposta, é que assisti o seu video de pao de lø, gostei muito e quero ajuda sua vou fazer o bolo de casamento do meu filho (tomara que vc leia antes) vou fazer na forma de No. 5 a retangular e nao sei calcular o quanto eu uso de material para esta forma to querendo fazer 6 formas para ficar 3 tipo cochao, por favor m de uma sugesao de recheio desde ja muito obrigada e que Deus te abençoe!

    1. Oi Maria!

      Faça um teste antes, apenas uma forma. Assim você saberá a quantidade de ovos por forma.

      Eu recomendo manter o recheio bem tradicional, como um mousse de chocolate com morangos e alguma noz (avela, amendoas, castanhas do pará, etc). Ou algum recheio que você já tem costume de fazer e gosta.

      Esse tipo de informação não é tão fácil quanto parece.

      Faça um teste (um mini bolo) antes do casamento. É a melhor forma de você testar o recheio e montagem do bolo. Com ele pronto você terá uma melhor ideia de quanto necessitará para um bolo maior.

      Abraços e boa sorte!

  14. Ola Boa tarde, assisti seu video e gostaria de uma ajuda quero fazer esta receita em uma assadeira de No. 5 retangular voce pode me dar a dica de quanto uso de material para um bolo desse tamanho desde ja te agradeço ( vou fazer o bolo de casamento do meu filho sao seis formas para tres bolos, me da uma dica de recheio obrigada

    1. Oi Patrícia!

      A manteiga é opcional. É adiciona derretida no final da mistura.

      E também respondendo sua outra pergunta, a manteiga deixa o pão de ló mais úmido. Você também pode fazer uma calda (250ml de água, 50g de açúcar e 1 maçã, deixe ferver até ter um sabor legal). Pincele o bolo com ela. Use um pincel justamente para não deixar ele muito molhado.

      Abraços!

      1. Obrigada Romero, e obrigada também por dividir com agente o seu conhecimento culinário, suas receitas são praticas e muito bem explicadas. Que Deus continue abençoando a sua vida e seu trabalho. Gostaria de aprender com você a fazer ALFAJOR, tentei algumas receitas não obtive sucesso, você teria alguma receita pratica e eficaz para nos ensinar? Bjnhs… e obrigada mais uma vez!!! Fica na paz

  15. Como umedecer a massa de pão de ló? fiz sua receita mais ficou muito seco, até umedeci mais acho que não foi suficiente. Existe algum truque para umedecer que não fique muito molhado mais também não fique muito seco?

  16. Pingback: Como fazer pão de ló de chocolate - Receita | Receitas e Ví­deos

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10