Como fazer pão pita ou pão sírio

O Pão pita ou Pão Sírio é uma das mais antigas receitas de pão do mundo,

mas só chegou no Brasil no séc XX pelo imigrantes sírio-libaneses

É uma receita bem fácil, prática e com infinitas combinações. Afinal o recheio do pão pita ou pão sírio fica a seu critério e imaginação.

Primeiro vamos a receita em vídeo:

 

INGREDIENTES

  • Farinha de trigo 500g
  • Água 275ml
  • Açúcar 20g
  • Sal 10g
  • Azeite de Oliva 50ml
  • Fermento biológico seco 7g – ou 25g fermento biológico fresco

MODO DE PREPARO

  1. Em uma bacia, colocar a farinha, o açucar, o sal e o azeite. Misturar. Adicione o fermento e a água. Caso use o fermento fresco, dissolve-lo na água (levemente morna).

     

  2. Misturar tudo e amassar até obter uma massa elástica e lisa.

     

  3. Quando está tudo misturado deixe descansar por 30 min ou até dobrar de volume. Depois separe em pedaços entre 30 a 50g (claro que se você quiser fazer-los maiores não tem problema).

     

  4. Bolear os pedaços para terem uma melhor estrutura.

     

  5. Depois de boleados, deixe descansar por 15 min. (lembrando de cobrir-los com papel plástico para não ressecar)

     

  6. Na hora de levar pro forno, temos duas opções:

    1ª  – 180ºC por aproximadamente 15 min (a massa ficará mais branca e fofa)

    2ª – 200ºC por aproximadamente 7 min (a massa ficará mais dourada e crocante)

Pão Pita - Pão Sírio

É isso aí pessoal,

espero que gostem e compartilhem!!!

Da culinária a Gastronomia – Receitas e vídeos!

www.youtube.com/romerobicalho
www.facebook.com/receitasevideos

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

52 thoughts on “Como fazer pão pita ou pão sírio”

  1. Boa tarde Romero Bicalho. Preciso muito de sua opinião e obrigada por me ajudar.Temos uma lanchonete de Kebab e confeccionamos o pão sirio.Fica legal,dobravel,ele só tem uma parte, só que não dura mais que um dia.Ja testamos todas as maneiras de congelamento e não tivemos sucesso.Como conservá-lo por mais dias?Existe um conservante?obrigada pela ajuda.

  2. fiz exatamente como vc ensina, e ja perdi 3 receitas ele leveda as 2 etapas certinho, mas na hora de assar ele não cresce…o que poderia ser…forno muito quente, ou depois de crescer bolear e esticar tem que deixar descansar novamente? help

    1. Oi Ivonete!

      O forno um pouco mais quente não tem problema, mas o correto bolear e descansar a massa sim. Você pode depois de abrir os discos deixar descansar 10 min. Depois leve ao forno normalmente.

      Abraços e espero que dê tudo certinho! : )

    2. Eu também segui todos os passos mencionados,mas os meus pãezinhos também tiveram dificuldades em subir.Contudo o sabor ficou óptimo… Suspeitei do meu forno que é uma grande bosta…mas deu para fazer um super petisco na mesma.
      Obrigado 😉

  3. Olá Romero, fiz meus pães já duas vezes e não consigo que eles fiquem inflados como na foto. Já abri a massa mais fina, mais grossa, deixei o forno mais quente, mais frio e nada… eles ficam parecendo uma pizza e se deixo um pouco mais ficam tostados e duros.

    1. Oi Cristiane, tudo bem?

      O correto bolear (fazer as bolinhas) da massa também é importante. Eu não tenho como saber exatamente o que pode ter acontecido, mas na dúvida use o forno mais quente e a espessura ideal da massa é entre 1 a 1,5cm. Use uma régua caso necessário. Espero que dê certo na próxima vez! : )

      Abraços e boa sorte!

  4. Olá!

    Na receita diz que, com o aumento do tempo da massa no forno, diz que ela fica branca e fofa.
    Seria essa massa, a mesma para fazer o sanduíche marroquino?

    abraços.

  5. Olá Romero, já fiz algumas vezes a receita e ainda me pergunto porque alguns pães crescem e outros não. Não entendi a questão do ar dentro da massa, você pode explicar melhor.
    Gratidão.

    1. Oi Lucimary!

      Existem diversos fatores que influenciam o crescimento do pão, entre eles o correto bolear, descanso da massa, espessura e a temperatura do forno. Ele irá crescer, como mostra o vídeo, devido a evaporação da água da massa. Como a massa é bem fina, os dois lados se separam formando um balão.

      Abraços.

  6. eu gosto das suas receitas mais acho que vc ta doido. só de olhar eu ja sabia que 275 ml de agua para 500g de farinha nao iria da certo. como dito nao deu mesmo tive que colocar quase o pacote de trigo todo por que a massa nao estava dando o ponto de jeito nenhum. da proxima vez mede direitinho ta, se eu nao tivesse o resto do trigo em ksa perderia todos os meus ingredientes.

    1. Oi Dani, a receita está correta. Vários leitores já fizeram a receita e os comentários estão aqui. Claro que as vezes é necessário acrescentar um pouco mais de água ou farinha de trigo em uma receita. É impossível disser que todas as receitas darão exatamente o mesmo resultado, já que usamos ingredientes diferentes! : )

  7. Bom dia Chefe, essa é a primeira vez que vejo suas receitas.
    Em uma busca no google encontrei esse vídeo e adorei.
    Minha filha é celíaca e não pode com glúten, você acha que consigo fazer essa receita usando outro tipo de farinha sem ser a de trigo?
    Obrigada.

  8. Olá, Romero. Tenho em casa apenas farinha de trigo integral e farinha de milho, o nosso fubá. Vc acha que pode dar certo se eu fizer misturando essas duas farinhas? Muito excêntrico, mas é o que tenho agora… Obrigada.

  9. Olá Romero,

    Fiz a divisão proporcional entre as farinhas integral e de aveia, finalizando, pouquinho, com a de trigo tradicional no final, como mostra sua receita. Ficou uma delícia e muito saboroso. Inflou e ficou bonito. Portanto, escrevo para dizer: dá certo sim!

    Obrigada!

  10. Ola, já fiz diversas vezes, mas parece nunca dar certo: muitas vezes o pão não “incha”, ficando apenas um disco de massa. Não sei o que posso estar fazendo de errado.
    O que seria?

    1. Oi Felipe.

      A espessura e a temperatura do forno são cruciais no seu resultado final. Primeiro, não faça o disco muito espesso. Segundo use uma temperatura mais alta, mas vezes seu forno não está atingindo a temperatura que o marcador mostra.

      Abraços

  11. Olá Romero, fiz o pão, todo mundo achou delicioso e serve até para quem é vegano !

    Mas ele não inflou. Qual seria a espessura correta e o forno tem que estar bem quente antes de por o pão ?

    tem algum segredo na hora de abrir, não apertar muito ou coisa do tipo ?

    Abs
    Carlos

    1. Muito obrigado Carlos.

      Sim a espessura e a temperatura são fundamentais para o pão dar certo. Na dúvida faça mais fino e use temperatura mais alta. Se não inflou na primeira vez, tenho certeza que na 2ª vez ficará melhor.

      Abraços.

  12. Encontrei seu vídeo fazendo uma busca no google por pão pita e assisti duas vezes antes de iniciar o meu. Porém parece que não escolhi uma boa hora para fazê-lo. Como tenho máquina de fazer pão, resolvi “sovar” a massa na máquina. Mas talvez pelo tempo que estou sem usá-la, o motor não estava conseguindo girar direito. Então resolvi sovar na mão mesmo. Só que um pintor que está trabalhando aqui em casa veio conversar comigo e acabei esquecendo a massa misturada, porém sem sovar, dentro da máquina. A massa cresceu, mas não sei se vai dar pra fazer o pão. Numa situação como esta, tem jeito de salvar a massa, ou já era?
    Obrigada!

    1. Oi Fernanda!

      Tem como salvar sim. Mas isso dependerá do tempo que a massa ficou fermentando. Super fermentação produz alguns tipos de alcoóis que podem dar sabores e texturas nada agradáveis a sua massa.

      Mas se ela ficou tipo 1 hora fermentando sem sovar direito, não tem problema. Basta sovar de novo, separar a massa no tamanho dos pitas, bolear e deixar descansar por 15 min. Abra os discos e leve ao forno.! : )

      Bjos.

  13. ,adorei sua receita eu gostaria de receber algumas receita suas,eu gosto muito de receiut,a de pao de bolo esfira etc Obrigada que DEUS de abencoe.Eu tambem sou mineira,sou de JUIZ DE FORA,lucia

  14. gostei muito de suas receitas, uma melhor que á outra,.gosto de fazer coisas novas,não faço mais por falta de tempo.!!! -um grande abraço!!!

  15. Olá, adorei esta receita. Gostaria de saber se posso substituir parte da farinha de trigo comum por farinha de trigo integral?
    Obrigada . Abraço

    1. Oi Juliana!

      Eu creio que sim, mas nunca testei dessa maneira. Recomendo testar, mas substituir metade da farinha por integral (não substituir tudo de primeira). E cada vez que você for repetir a receita, vá aumentando a quantidade de farinha de trigo integral! : )

      Depois me diga se deu tudo certo!

      Bjos!

  16. Grande Bicalho, como foi as férias?? Sempre é bom né… :)
    Tenho uma dúvida: O pão Pita ou pão Sírio é igual o pão Naan ou não tem nada a ver???
    Obrigado pela atenção Chef.
    Abração.

    1. Oi Diogo!

      Férias é sempre bom né, repor as energias!

      Os dois são pães achatados e são produzidos pelos mesmos ingredientes. Apesar de serem bem parecidos, eles são de países diferentes e não são iguais. A principal característica que define o Naan é o método de cocção, o forno Tandor. Esse método dá uma característica bem peculiar ao pão. Podemos dizer que são primos, da mesma família mas de pais diferentes! : )

      Grande abraço!

  17. Olá! Sua receitas são super bacanas e estão me ajudando muito. Hoje fiz o pão sírio, mas acho que fiz algo de errado porque a maioria deles não inflou como os pães que você fez. O que posso ter feito de errado pra isso ter acontecido?

    1. Oi Rafaela!

      Para inflar legal é necessário uma correta espessura da massa e a temperatura do forno. Mas não se preocupe se não deu tudo certo da primeira vez, na próxima sairá muito melhor! : )

      Bjos.

  18. É muito saboroso! A receita é ótima, nem precisei fazer alterações pra chegar no ponto, o problema foi na hora de abrir…
    As porções de massa que eu abri como vc orientou o pão ficou lindo, muito parecido com o seu.
    Só que alguns eu tentei deixar mais fininho… axu que coloquei muita força pra abrir e acabei tirando todo o ar (sei lá…) a massa não cresceu, ficou parecendo uma massa de pizza, não alterou o sabor mas ficou feio e mais durinho, de qualquer forma todo mundo aqui de casa comeu dos dois do mesmo jeito e ainda achou bom hehe. Obrigada pela receita!

    1. Oi Tamiris!

      Fico muito feliz que tenha dado certo!

      A espessura é fundamental pra massa abrir corretamente. Porque quando ela vai ao forno, irá formar ar dentro e irá crescer. Se você não deixa suficiente espaço para duas camadas, ela não irá abrir. Mas que bom que conseguiu, e viu a diferença que faz quando não tem a espessura correta!

      Bjos e continue nos acompanhando que temos muitas novidades esse ano!

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10