Como fazer Esfiha Síria

Esfiha é uma preparo milenar, e sua origem é um pouco duvidosa. Síria e Líbano são os países mais famosos pela origem das Esfihas, mas Iraque e outros países do Oriente Médio também entram nessa disputa.

O nome Esfiha (Esfirra) vem da receita com recheio de carne Moída. E claro que nós Brasileiros adaptamos ela para inúmeros outros sabores. A esfiha aberta só ficou famosa depois do surgimento de uma rede de Fast Food de comida Árabe. Até os anos 90 esfihas eram mais comuns fechadas.

O formato fechado da “esfiha”, na realidade se chama Fatayer e seu recheio tradicional é espinafre (vegetariano). E mais uma vez nós abrasileiramos e adotamos a Fatayer” como um prato tradicional para pequenos lanches.

Já cheguei a ver sites americanos de culinária, colocando o Quibe e Esfiha como preparações Brasileiras. O que não deixa de ser relativamente verdade, já que são receitas que você encontra no Bar Copo Sujo da esquina e em bons restaurantes.

Sempre visito sites e canais de gastronomia de outros países para ver como cada país prepara receitas tradicionais.

Essa receita que mostro hoje, vi em um canal Sírio de Notícias. Não coloco o link aqui porque o canal não é em português. Mas se alguém quiser ver o link me mande um e-mail que envio o link!

Acompanhe abaixo a receita e vídeo de como fazer Esfiha Síria:

INGREDIENTES

  • Leite 550ml – Morno
  • Fermento biológico 50g
  • Açúcar 30g
  • Farinha de trigo 1 kg
  • Sal 10g
  • Azeite de Oliva 50g
  • Ingredientes recheio 
    • Carne moída 1 Kg
    • Tomate 3 unid – 150g
    • Cebola 1 unid – 70g
    • Cominho a gosto
    • Pimenta do reino a gosto
    • Limão 1 Unid

MODO DE PREPARO

  1. Misture o leite ao fermento biológico e ao açúcar. Deixe descansar até começar a criar bolhas. Entorno de 15 min.

     

  2. Mescle essa mistura anterior ao restante dos ingredientes e sove a massa até obter uma massa homogênea.

     

  3. Cubra com plastico filme e deixe descansar até dobrar de volume.

     

  4. Depois coloque a massa em uma bancada com um pouco de farinha de trigo e abra como um rolo e corte em peças pequenas com entorno de 50g cada  (como mostra o vídeo).

     

  5. Deixe descansar por 10 min e comece a abrir os discos. No vídeo abro com a mão, pois a Esfiha Síria é rústica. Mas você também pode abrir com um rolo sem problemas.

     

  6. Acrescente o recheio cru e coloque para assar a 180ºC por 15 min ou até dourar as bordas e cozinhar a carne moída

    Modo de fazer do Recheio

    Misture todos os ingredientes e reserve na geladeira até hora de uso.

    Como disse no vídeo, existem inúmeras receitas e modos de fazer de Esfiha Síria. Cada região possui sua própria receita e sua particularidade. Mas uma coisa é fato: Esfiha é uma preparação excelente para inúmeras ocasiões.

esfiha fatayer

 

Esfiha – Aberta e com recheio de carne moída
Fatayer – Fechada e com recheio de espinafre

É isso aí pessoal!

Não esqueçam de inscreverem-se para receber as atualizações do site. Você irá receber um e-mail e deverá confirmá-lo.

Com isso você irá concorrer a uma Faca Santoku da mundialmente famosa griffe Alemã de facas: Zwilling!

O sorteio vai até 12/12/12.

Siga-no no twitter @receitasevideos e curta nossa FanPage www.facebook.com/receitasevideos

Espero que gostem, comentem e compartilhem!!!

Da culinária a Gastronomia – Receitas e vídeos!www.youtube.com/romerobicalho
www.facebook.com/receitasevideos
Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

23 thoughts on “Como fazer Esfiha Síria”

  1. Amigo, fiz a receita e ficou top demais, posso guardar a massa na geladeira ? Fiz meia receita e vou guardar metade pra fazer semana que vem, tem problema? Joe Marcos

  2. Fiz ontem a noite e a massa ficou maravilhosa. Quis fazer de queijo, mas não sei bem o que fiz de errado pra ele escapar da massa na hora de assar. Usei forno convencional bem alto e a massa ficou crocante e dourada, uma maravilha!

  3. eu sou de origem síria,e já faço de outra forma. vou experimentar a sua.sei que ficará muito boa.abraços.Parabens pelo seu trabalho.

  4. ola Romero,adoro seu site,suas receitas e suas explicacoes..acho muito interessante vc colocar um pouco da historia da prato que apresenta..e o que me cativa,é a maneira de suas explicacoes, nos faz sentir como se tudo vai dar, deixando ao nosso paladar as dicas de variacoes de recheios ou um temperinho a gosto…e por enquanto deu tudo certinho mesmo…agradeco sua contribuicao por facilitar,inovar tb, nosso dia a dia…grande abraco…

    1. ola Romero sou portuguesa e quero aprender a fazer coisas diferentes que aqui em portugal nao se produzem tal como esfihas e fatayer mas quero saber receitas de todos os recheios possiveis e variados pra cada uma .
      se voçê puder me envie resposta por e-mail. ficarei muito grata.Vejo todos os seus videos. Amo eles. Parabens e continue a colocar receitas maravilhosas, sou sua fã.Obrigada

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10