Pão de ló de chocolate – Cacau

Como fazer pão de ló de chocolate

Essa receita super bacana eu já mostrei em outro post. Mas recebi vários comentários de como fazer com sabor de chocolate. Então hoje fiz um pão de ló de chocolate para esclarecer as dúvidas.

O pão de ló é uma preparação super simples e fácil de fazer, mas você deve seguir o passo a passo para tudo dar certo.

No vídeo abaixo, mostro uma técnica francesa para fazer o pão de ló. E ele será a base de uma Floresta Negra, nosso próximo vídeo!

INGREDIENTES

  • Ovos 5 unid – 275g
  • Farinha de trigo 120g
  • Açúcar 150g
  • Cacau 25g

MODO DE PREPARO

  1. Esquente os ovos com o açúcar em uma panela em fogo baixo (30 a 40ºC são suficientes). Lembre-se de sempre mexer os ovos enquanto ele esquenta.
  2. Bata essa mescla em uma batedeira em velocidade máxima até atingir o ponto letra (mostrado no vídeo)
  3. Misture o cacau com a farinha de trigo.
  4. Peneire um terço da farinha com cacau sobre os ovos batidos e misture um pouco. Sempre do centro para as bordas.
  5. Faça o mesmo com os outros 2 terços da farinha com cacau.
  6. Em uma forma untada com manteiga, coloque a massa. Leve ao forno a 175ºC entre 12 a 15 min (ou até sua massa estar cozida por completo). Confira colocando um palito na massa depois de passado esse tempo.
  7. Aqui uso uma forma de 20cm de diâmetro.

Essa foi uma variação da receita de pão de ló tradicional.

A receita tradicional foi para preparação de um bolo da barbie. Mas também já usei essa mesma massa para fazer um bolo artístico de mesa de buteco.

E está chegando o dia do sorteio de nossa promoção! Aguardem que teremos o vencedor da faca de chef da Zwilling!

Da culinária a Gastronomia – Receitas e vídeos!

www.youtube.com/romerobicalho

www.facebook.com/receitasevideos

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

60 thoughts on “Pão de ló de chocolate – Cacau”

  1. adorei a receita! vou tentar faze-la hoje! tenho um sério problema com pão de ló mas a sua parece ser super simples.
    Só tenho uma pergunta, posso fazer naked cake com ela??

  2. Fiz a receita para um naked cake de chocolate e ficou ótimo! Fiz dois bolos, o primeiro não cresceu muito, aí para o segundo pesei os ovos (deram 6) e deixei bater um pouco mais tempo. Nas duas vezes usei fermento químico.
    Obrigado pelo video, ajudou muito!

  3. Olá Romero, adoro suas receitas me ajudam muito, só estou com uma dúvida no pão de ló de chocolate, posso substituir o cacau por chocolate em pó? e onde encontro pra comprar o cacau em pó? Bjs.

  4. olá Romero é ótima a sua receita de pão de ló de chocolate mas com faço para dobrar a receita para fazer uma assadeira grande e media sem perder o ponto da massa , tenho dificuldade de acertar massa de chocolate pode me ajudar obrigado

  5. Oi Romero. Adorei suas receitas!!! Uma dúvida, a medida que aumento a quantidade de ovos e dos demais ingredientes, aumento a quantidade de cacau também?
    Abs.

  6. Olá, queria saber se posso fazer a receita em uma forma de vidro? E se eu usar essa sua receita em uma forma quadrada, com mesma quantidade de ingredientes que você utilizou, vai dar certo?

  7. Hola Romero, o bolo ficou fantástico, claro que eu dei um toque pessoal, porque eu gosto de inventar na cozinha.O que eu mais gostei foi da massa que eh muito simples e fácil de fazer.Agora so vou usar a sua receita para os bolos que eu fizer.Gostaria de saber se com essa mesma massa eu posso fazer sem o chocolate.Assim eu fico com duas massa base para todo tipo de bolo só mudando o recheio eh claro.!!!Já sou sua fa, e vou experimentar cada receita sua,vivo na Espanha e nao tenho nehuma dificuldade em comprar os ingredientes.Obrigado por compartir suas deliciosas receitas.Um beijo e sucesso pra voce!!!

    1. Que bacana Elione!

      Fico muito feliz que goste de nossas receitas!

      Também temos aqui no blog a receita de pão de ló normal. Mas se você tirar o cacau também dará certo.

      Aqui na Alemanha também é difícil encontrar alguns ingredientes. : (

      Bjos e ótima semana!

  8. Hola Romero, vou fazer essa delicia de massa para experimentar.Ademas ,vou fazer o bolo floresta negra.
    Eh aviversário o meu filho amanha, e vou fazer de presente para ele.Muito obrigado.Um beijo.

  9. Oi,Romero fiz o pão de ló simples e coloquei no meio uma lata de leite condensado cozida.Ficou ótimo todos aqui em casa gostaram muito mesmo. Era a receita que eu estava procurando. Amei. Muito obrigada. Eliana

  10. Romero,

    A massa ficou linda! Mas ainda está no forno… :) Aqui em casa meu fogão é dos mais simples e pequeno; deixar por 15 min a 175*C näo assou a massa ainda. Agora aumentei a temperatura do forno, pode ser que meu forno nao atinja a temperatura certa? Grata,

    1. Oi Paula!

      Pode ser sim que você precise mais tempo. Já teve gente que precisou mais de 30 min pra assar. O ideal é descobrir como ser forno é, e nas próximas vezes você já saber quanto tempo ela ficará assando! : )

      E quando aumentar a temperatura, vá com moderação! Pois a massa é bem delicada.

      Fico no aguardo se de tudo certo!

      Abraços e boa sorte!

  11. Romero: para fazer um bolo grande (aniversário do neto…), posso usar a mesma massa?
    Uma forma retangular de 45X30X5 cm: quanto ovos seriam?
    Num bolo tão extenso, a massa do pão de ló ficaria quebradiça demais?
    obrigada!!!
    :-)

    1. Oi Marta!

      É um pouco complicado definir quantos ovos cabe em uma forma. Talvez 10 ou 12 ovos. Somente testando pra saber.

      Quanto a ele ficar quebradiço, você pode fazer 2 bolos. Deixe a massa atingir somente 1/3 da forma (quando crescer atingirá mais ou menos o meio dela). Faça duas vezes e você tem dois bolos do mesmo tamanho (assim você não precisar cortar um bolo grande ao meio pra rechear). A massa é firme, mas creio que ficará mais fácil de manusear assim!

      Depois você me conta se deu certo! : )

      Abraços!

      1. Oi Dorinha!

        Você pode dobrar a receita sem problemas. Mas bolos muito altos não ficaria muito legal, devido a leveza da massa o bolo não sustentaria seu próprio peso. Faça o bolo mais largo, e até 3 camadas não ficará ruim de colocar o recheio.

        Abraços.

  12. Romero,
    Eu queria uma receita de pão-de-ló com pouco carboidrato, fiz essa sua receita substituindo a farinha de trigo por 3/4 de xic. de farinha de amêndoa e o açúcar por sucralose, ficou fantástico e fofinho mesmo assim!!!
    Ficou perfeito para diabéticos, celíacos etc.
    Parabéns pela receita!

  13. romero ,sou do recife e adorei este bolo de pao de lo de chocolate fiquei um pouco em duvida soubre o fermento mas vou fazer este bolo Deus te abençoe.

  14. nossa …maravilhossooooo………muitoooo obrigadooo mesmo ….eu testei e ficou perfeito….adoro todas as sua receitas….vc explica super bem e alem de bonito é super talentoso….

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10