Massa folhada – Receita

Existem diversas receitas e maneiras de fazer massa folhada,

mas independente de qual usar,  essa massa é sempre um espetáculo! Crocante, saborosa e super versátil (pode receber recheios doces e salgados). E basta um pouco de criatividade e inventar nas formas de seu preparo final.

massa folhada crua site

Depois de mostrar como fazer receita básica para massa de bolo, hoje temos uma receita de massa folhada rápida. Que eu considero a maneira mais fácil de fazer folhados.

A data de origem da massa vem do séc XVII. Muito se especula quem seja o autor dessa maravilha. Mas devemos dar os créditos ao Rei dos Chef’s Antonin Carême. Foi ele que no séc XIX transformou a massa folhada como a conhecemos hoje (técnica, aparência, tipos, etc).

Então vamos ao primeiro vídeo: Como fazer Massa folhada! E no total são 2 vídeos, o primeiro com a massa e seu modo de fazer, e o segundo algumas variações com a massa.

Existem 3 tipos de folhados:

1. Massa folhada direta: A massa de farinha de trigo envolve a gordura

2. Massa folhada invertida: A gordura envolve a massa de farinha de trigo

3. Massa folhada Rápida: Todos os ingredientes são misturados juntos.

 

massa folhada pasteis salgado siteA técnica da massa folhada consiste em camadas sucessivas de gordura e massa. Quando a água da massa se evapora, a gordura encapsula esse ar d’água, deslocando as lâminas de massa. Depois de muita pressão o ar escapa, e deixando as centenas de lâminas soltas. Esse processo que deixa a massa crocante e leve.

massa folhada palmeritas site

Ainda existe outras divisões da massa de folhado.

1. Massa folhada Real: Peso igual de farinha de trigo e gordura

2. Massa folhada 3/4:  A gordura corresponde a 3/4 peso da farinha de trigo

3. Massa meio folhada: Quando temos 1 parte gordura e 2 partes de farinha de trigo

Então vamos ao segundo vídeo, mostrando algumas variações com a massa folhada.

Conforme já expliquei nos post sobre massa básica para bolo e Cupcake, a farinha é fundamental para um bom resultado final. Também como na confecção de bolos em geral, a massa folhada possui um melhor resultado utilizando a farinha comum (fraca em glúten).

Por isso, como mostro no vídeo, somente amassamos a massa até unir os ingredientes. Por ser uma massa delicada, não é interessante você desenvolver o glúten (trabalhar demais na massa e /ou usar uma farinha com alta quantidade de glúten).

INGREDIENTES

  • Farinha de trigo 300g
  • Água 150 ml
  • Manteiga 200g – Ou Margarina para folhados
  • Sal 5g

MODO DE PREPARO

  1. Faça uma massa homogênea com a farinha de trigo, a água e o sal. Não amasse demais para não desenvolver o glúten da massa.
  2. Abra em um quadrado e coloque a manteiga no centro (como mostra o vídeo). Feche.
  3. Leve a geladeira por 1 h.
  4. Abra um retangulo e dobre em 3 terços (como mostra o vídeo). A cada duas dobras, leve a geladeira por 30 min a 1 h.
  5. Depois de 5 ou 6 voltas sua massa está pronta para ser modelada.
  6. Confira algumas ideias no segundo vídeo!

     

massa folhada maçã site

O ideal da massa é usa manteiga, mas atualmente se usa muito margarina para folhados. Dependendo da região onde você mora (Rio de Janeiro, Teresina, Salvador ou outra cidade com clima bem quente), fazer com manteiga lhe dará muito trabalho. Isso porque ela irá derreter com muita facilidade. Mas se você tiver paciência, sua massa folhada terá melhor sabor do que a feita com margarina para folhados.

massa folahda cereja site

Congelar:

A massa folhada é excelente para congelar. Bem acondicionada dura tranquilo 3 meses no freezer. Mas o ideal é abrir, cortar e modelar e somente depois levar para o freezer.

Depois é só retirar e ir direto pro forno já pré-aquecido.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a massa folhada, entre em contato!

E se gostar, não esqueça de compartilhar!!!

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

85 thoughts on “Massa folhada – Receita”

  1. Olá Romero, parabéns pelo jeito como explicas as receitas, és simples e objetivo. Vi teu site e, imediatamente fiz a massa. Ficou muito boa e, surpreendi minha esposa e filha. Agora, vou montar os cremes. Grato e parabéns .
    Abs
    Reginaldo Stumpf – Petrópolis RJ

  2. qual seria a quantidade de margarina,agua e sal para 1kl de farinha. pelo que entendi no primeiro video vc deixou a massa da noite para outro dia na geladeira , para depois no outro dia fazer as formas de usar a massa , mas posso usa-lá no mesmo dia? pois quero fazer para vender. obg já sou sua fã bjoooo

    1. Oi Saionara!

      usar 500g para 1 kg é suficiente. Eu deixei de um dia para o outro, mas não é necessário. você pode deixar na geladeira por 30min entre as dobras. E você pode usá-la diretamente depois das voltas, sem problemas!

      Boa sorte e sucesso!

      Bjos.

  3. Muito boa a receita! Simples e o resultado é ótimo. Vou usar para fazer Tarte Tartin (torta de maça invertida). Depois posto o resultado.
    Parabéns pela página.

  4. Olá gostaria de dizer que amei os vídeos sobre massa folhada. Achava que era muito difícil fazer mas do jeito que foi ensinado me ajudou bastante. Vou salvar no meu pinel do Pinterest pra encontrar sempre que quiser fazer. Umbjo e obrigada pela ajuda.

  5. Não encontrei a farinha sem ser tipo Especial, então fiz com ela mesmo. A massa ficou maravilhosa, melhor que qualquer uma que já experimentei. Adorei!

  6. Romero
    Bom dia!
    Não sou profissional sou curiosa e estou preparando a festa da minha mãe que fará 90 anos em novembro no Rio de Janeiro. Tudo que preciso pesquiso na internet pois trabalho e não tenho tempo de fazer cursos e tive a felicidade de encontrar sua receita. Gostaria de saber se eu posso rechear, pré assar e congelar e se dessa forma a massa continua crocante pois se puder fazer dessa forma me facilitaria muito. Por favor, me responda pois preciso começar a fazer esses folhados o mais rápido possível.
    Desde já agradeço
    Um abraço
    Mari

  7. Sensacional , Bicalho …
    Recentemente tentei fazer mil folhas com massas prontas , nao obtive um bom resultado . Irei testar a sua receita , tenho certeza que ficara muito bom .

  8. Parabéns pelo seu trabalho, excelente! Vou testar em casa, parece sensacional. vou tentar fazer canudinhos (parecidos com formato de lagosta) para rechear com creme de baunilha, será que dá certo?

  9. oi a minha massa folhada ficou muito mole porque o q fiz de errado e qndo assei ela parecia crua por dentro mas ficou com gostinho de pao de queijo kk usei margarina vegetal uso geral onde eu errei

  10. Oi Romero, t descobri ao acaso e me apaixonei pelo ser humano q encontrei. Humilde,simples,e faz suas massas com muito amor. Fiquei sua fã. Um grande abraço

  11. Olá Romero, gostaria de saber por quanto tempo a massa fica crocante, pois faço uma outra receita de massa folhada, e quando monto o mil folhas com recheio de creme depois de um dia ela fica bem amolecida pela umidade você tem alguma dica, E se talvez pincelar chocolate derretido entre as camada será que funciona?… pois na padaria os doces ficam por lá e mantem a crocância, fiz o strudel do video e ficou crocante apenas umas horas… obrigado e sucesso sempre.

    1. Olá Eduardo!

      Infelizmente o melhor resultado tanto do strudel quanto da massa folhada é logo depois de assado. O mil molhas normalmente dura somente 1 dia mesmo (com recheio). Quando trabalhava em uma confeitaria em brasília, eles ficavam somente 1 dia no balcão frigorífico.

      Abraços.

  12. Boa tarde!! Romero, fiquei muito contente de ver os videos, você se torna uma pessoa de bom coração e ensina como se faz as receitas de modo simples e eficaz, vou começar a me dedicar a fazer algumas guloseimas, e acredito que sua receita seja a primeira, abraço, e Deus te abençõe…

  13. Boa Tarde! Achei seu site bem explicativo, obrigada, pelas dicas. Mas me restou uma dúvida, na hora de usar a massa folhada congelada, como faço pra acrescentar o recheio, no caso de ser um doce, pq vc diz que se deve levar direto ao forno, pode ser uma pergunta um tanto boba, mas realmente fiquei na dúvida, se puder me responder, agradeço muito.

    1. Oi Naaty!

      Você tem duas opções. Congelar a massa já montada e recheada. Assim pode ir direto do freezer pro forno.

      Ou congelar a massa crua e depois descongelar na geladeira. Quando a massa estiver maleável, faça o formato desejado e recheie.

      Abraços.

  14. sempre achei que fazer a massa folhada era um bicho de 7 cabeças …mas vi que não é nada disso eu até achei que se colocava cachaça …obrigada Romero Bicalho eu minhas irmãs vamos fazer a sua receita gostamos mto …. bjão !!!

  15. oi romero tudo bem?com esta receita venci a guerra que convivi por muito tempo,gostei muito pela praticidade da receita,vou visitar sempre o seu site,que deus te de sabedoria em abundancia

  16. Tudo muito completo! O vídeo super didático e acompanha toda receita escrita! MARAVILHOSO! Já estou fazendo massa folheada recheada com goiabada, depois de pronto polvilho com açúcar confeiteiro. LINDO E GOSTOSO. OBRIGADA!

  17. ola gosto muito de suas receitas queria que vc postasse mas sombre massa folhada pois tenho muita dificuldade em modelos
    salgados doce obrigado mesmo

  18. Parabéns pela iniciativa de ensinar técnicas para galera .
    Percebi algo no video da massa folhada vc usando a camisa do Atlético, como boa mineira tb sou atleticana, virei fã incondicional de vc.
    Ha tempos sonho em fazer massa folhada tenho o livro do Le Cordon Bleu, mas não achei muito explicativo para um leigo, mas graça ao seu video tuco clareou.

    Brigadão

    Dezembro é Galo em Marrocos.

  19. Olá!! Adorei o site! Vou voltar sempre!

    Gostaria de saber se posso colocar pra descansar no freezer. Irei fazer em um lugar que só tem o freezer. Se puder, devo diminuir o tempo?

    Abraços!!

  20. Oi! Vi seu video e adorei.Estou começando a fazer bolos e tortas para vender.E fostaria de saber se tem que por em alguma embalagem para congelar a massa folhada.e se mesmo com a margarina para folhados tem que ir pondo na geladeira,quando esta preparando. Um grande abraço

  21. Oi Romero, amei a receita da massa folhada, e todas as demais receitas que vc posta.Depois de ver seus videos aprendi muito.Mas estou fazendo uma dieta e não posso utilizar muita farinha branco, tenho usado a farinha integral pois evito tudo que contem muito carboidrado simples. Posta aí alguma receitinha que utilize farinha integral, acho que muita gente vai gostar.abraços pra vc e para sua patroa.

  22. Oi Romero gostei muito desta receita, gostaria de saber se dá para montar um bolo com esta massa colocando recheio doce e chantily.

  23. Olá Romero fico entusiasmada com a praticidade de seu jeito de fazer essas delícias. Gostaria de saber quanto rendimento consigo em uma receita para fazer folhados minis. Teremos um curso de noivo no domingo e me pediram 300 folhadinhos. Uma receita será que é suficiente???
    Um forte abraço e obrigada por partilhar seu talento!!!

    1. Oi Adriana!

      Uma receita só não será suficiente para 300 mini folhados. Como eu não sei o tamanho do seu mini…rs fica difícil responder. Mas com certeza você precisará de mais de 1 receita. Somente testando pra saber. Anote o rendimento da massa (Ex.: 1kg de massa, 80 mini folhados). Assim na próxima vez ficará mais fácil você planejar o evento! : )

      Um jeito pra você ter uma melhor ideia é pensar no peso do seu mini folhado. Ex.: Se ele tiver 30g, 1kg de massa dará entorno de 35 mini folhados. Se você precisa de 300, então terá que fazer 9 quilos de massa folhada.

      Espero que dê tudo certo!!

      Abraços e boa sorte!

  24. oi, Romero. estava procurando essa receita de pastel folhado de forno, pois gosto muito recheado com queijo. costumava comer nas padarias de minha cidade em Belém, no Pará, mas como agora estou morando em Goiânia, preciso aprender porque aqui não encontro. espero acertar na receita e preparar gostosos pastéis, desse jeitinho aí da foto.Obrigado! Ass: Socorro Liessant.

  25. Muito legal o video, gostei do cuidado que tem, e da simplicidade da massa.
    Agora as duvidas :p

    O sabor altera muito entre usar manteiga (como no video) e a margarina (para folhear)?
    Ela não fica levemente salgada?
    qntas gramas de massa total deu a receita?

    Eu faço essas perguntas pq estou pra começar a fazer doces folheados para comercializar, e não gostei muito das massas folheadas no mercado que eu testei, são práticas mas acho que posso conseguir resultados melhores fazendo ela em casa (alem de provavelmente baratear o custo de produção, almentando meu lucro final ^^)

    Obrigado pelo feedback, e excelente site e videos, parabéns.

    1. A manteiga tem um sabor muito melhor que a margarina (ao menos na minha opinião).

      Agora você tem que ver os custos de cada ingrediente para saber qual o melhor e mais barato.

      Para comercializar, o ideal é você fazer vários testes. Quando achar a melhor forma partir pro plano de negócios.

      Abraços, sorte e sucesso!

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10