Pão Doce

Receita de pão doce. Faremos uma trança judia!! : )

Receita de pão doce é bem tranquila de fazer. E com ela podemos fazer inúmeras preparações e adicionar também outros sabores e recheios. E, principalmente, formatos diferentes. Hoje vou mostrar como fazer pão trançado, ou trança judia como alguns dizem. Excelente receita para café da manhã e tarde, principalmente se você tem crianças em casa, ou que você seja uma como eu! : )

Então vamos direto a receita em vídeo de como fazer pão doce!

INGREDIENTES

  • Farinha de trigo especial 500 g
  • Água morna 200 ml
  • Fermento biologico fresco 25 g
  • Açúcar mascavo 50 g
  • Ovo 1 Unid – 50 a 55 g
  • Óleo 50 ml
  • Sal 1 pitada
  • Ovo 1 unid – batido para pincelar o pão.

MODO DE PREPARO

  1. Misture a farinha de trigo com o óleo, metade da água (100 ml), o sal e o ovo.
  2. Misture em outra vasilha, a outra metade da água (100 ml) com o açúcar e o fermento biológico fesco.
  3. Depois da primeira mistura estiver homogenea, misture o segunda mistura.
  4. Bata na batedeira (ou na mão) até obter uma massa lisa e homogênea.
  5. Separe em 4 parte, boleie (como mostra o vídeo) e abre em pequenos bastões.
  6. Faça o trançado como mostra o vídeo.
  7. Pincele com 1 ovo batido.
  8. Leve ao forno a 180ºC por 20 min.
Pão doce
Pão doce
Pão doce com marmelada
Pão doce com marmelada

Essa receita de pão doce é básica. Com ela você pode adicionar outra sabores. Como mostro na segunda parte do vídeo a trança recheada. Você pode também fazer o recheio do pão doce salgado. Como por exemplo com presunto, calabresa, tomate seco, queijo, ou qualquer outro ingrediente que você queira.

Você também pode fazer o pão com outro formato. Não necessariamente precisa fazer a trança ou rosca doce.

Por exemplo: Depois de bolear o pão, deixe dobrar de volume e pincele o ovo batido. Leve ao forno por 15 min e pronto. Temos um excelente pão doce!

Uma outra opção que temos é colocar nozes, passas, amêndoas, ou qualquer outro ingrediente para adicionar sabor a sua massa. Assim teremos inúmeras variações dessa excelente massa para pão doce.

Uma observação no vídeo: Eu coloquei a receita de pão doce no vídeo, mas eu fiz a receita duas vezes. Por isso, eu tenho duas roscas doces ou duas tranças judias. A receita que mostro no vídeo somente dá uma peça. Mas claro que você também pode fazer a rosca um pouco menor.

Então é hora de você colocar em prática!

Também já mostramos aqui como fazer Brioche, confira!

Essa foi mais uma receita de pão aqui no site. Ainda estou programando fazer os pães alemães. Aguardem que teremos novidades por aqui!!!

E não se esqueça! Tem algum problema me pergunte. Eu respondo a todas as perguntas.

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

19 thoughts on “Pão Doce”

  1. Romero. Na relação de ingredientes consta 25g de fermento e no vídeo você fala em 40g. Qual a medida correta? Se for usar o fermento seco, qual a medida?

  2. Oi Romero……
    muito obrigada pela postagem fiz esse pao e ficou uma delicia, obrigada!!!!

    Gostaria de saber sua opniao para cobertura de bolos, porque moro na India e aqui e muito quente e umido, fiz um e tentei com pasta americana e derreteu, chantily nao acha muito e quando acha e so com sabor e ele tem a consistencia um pouco mais mole…. o que vc me sujere??????

    sou como voce prefiro o sabor do bolo do que o designer em si…..
    obrigada mesmo..
    um grande abraco
    Vera

    1. Oi Vera!

      Fico feliz que deu tudo certo com a receita! : )

      Muitas confeitarias utilizam gordura vegetal (como no Glacê Real). Esse tipo de gordura é sólida à temperatura ambiente. E outras utilizam uma margarina especial (que também aguenta uma temperatura mais alta). Eu não uso nenhuma delas, acho o gosto nada agradável. Por isso uso chantilly para coberturas. Mas no seu caso, creio que realmente você tenha que usar desses artifícios.

      Uma outra solução é comprar um fixador para chantilly. É um pozinho que ajuda na estabilidade dele. Aqui na Alemanha eu encontro em qualquer supermercado.

      No mais é testar mesmo e descobrir qual a melhor maneira! Ou qual irá suportar altas temperaturas! : )

      Abraços e boa sorte!

  3. Oi Romero… muito obrigada por esse video, fiz o pao e ficou maravilhoso, so minha trança que nao ficou direito vou tentar fazer de novo :) . um pergunta, tem problema congelar o fermento fesco depois que dividi-lo em quantidades menores? moro num lugar muito umido tudo estraga muito rapido e os lugares onde acho o fermento e muito longe :)….. outro coisa qual cobertura vc conselharia fazer em lugares estremamente quente e muito umido, tentei fazer alguns do bolos que vc ensina to tendo problema com a cobertura, aqui so achei chantylu mais aquele ja com sabor e ai ele fica mais mole e derrete, pra vc ter uma ideia ate pasta americana tentei e derreteu tambem e olha que deixei na geladeira….. obrigad pelos videos.. sao excelentes…..
    Parabens.

    1. Oi Vera!

      Sobre a cobertura eu já respondi no comentário acima.

      O fermento biológico não é legal congelar, pois a baixa temperatura (entorno de -18 graus) pode matar a levedura. Procure comprar o fermento biológico seco, já que o clima é bem quente não demorará tanto para crescer.

      E fico muito feliz que goste de nossas receitas e vídeos! : )

      Abraços!

  4. Adorei ver essa receita, lembrei da minha infância e da minha avo materna que fazia esse doce. Nao sei se consigo trançar, mas vou tentar! Obrigada.

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10