Tempero Caseiro

Tempero caseiro, uma solução saudável e criativa!

Existem diversos pontos positivos de fazer ele em casa. Mas cito 2 principais:

– A infinidade de sabores de temperos caseiros que podemos criar. As variações são infinitas, acrescente ingredientes que lhe agrade e aumente seu leque de opções.

– Além de diminuir o consumo de sal. Acho que já estamos cansados de saber que temos que ter atenção ao consumo diário de sal. E quando você acrescenta ervas, cebola e alho ou ainda outros ingredientes ao seu tempero caseiro, temos outros sabores e aromas no seu preparo final.  O tempero caseiro pode lhe ajudar a diminuir a necessidade de sal para completar o sabor do preparo.

Na receita em vídeo abaixo vou mostrar a versão mais simples deles. E podemos considerar ela uma versão base. A partir dela podemos acrescentar outros sabores ao tempero completo, como vou mostrar logo mais.

Então primeiro vamos a receita em vídeo de como fazer Tempero Caseiro

INGREDIENTES

  • Cebola  500g
  • Alho 50g
  • Sal 50g
  • Salsinha 1/2 maço
  • Cebolinha 1/4 maço
  • Azeite ou Oleo Entorno de 50 ml

MODO DE PREPARO

  1. Misture tudo e processe.
  2. Coloque em potes herméticos para melhor conservação.

Então vou usar esse tempero como base para diversas outros variações que vou mostrar agora. Você pode usar tanto as ervas frescas (que é o melhor) ou as ervas secas. Quando usar as frescas você terá que processar novamente, ou picá-las finamente e misturar ao tempero base.

  • Agrião: 100g de tempero base + 1/2 maço agrião – Tempero para carnes e aves.
  • Alecrim: 100g tempero base + 1 ramo de alecrim ou 5 g alecrim seco – Tempero coringa, pode ser usado em praticamente tudo, cozidos, sopas, caldos, temperar carnes, marinadas, etc
  • Coentro: 100g tempero base + 1/2 maço de coentro ou 10 g de coentro seco – Tempero para moquecas, cozidos com peixe ou frutos do mar, peixes assados, cordeiro, porco, etc
  • Endro (dill): 100g tempero base + 1/2 maço de dill ou 10 g de dill seco – Tempero para principalmente peixes ou molhos para peixe.
  • Estragão: 100g  tempero base + 1/2 maço estragão ou 10g de estragão seco – Tempero para aves e carnes, molhos, etc
  • Funcho (erva doce):  100g tempero base + 1/2 funcho – Tempero para principalmente peixes
  • Hortelã: 100g tempero base + 1/2 maço de hortelã – Tempero para couscous, currys, chutneys, etc
  • Louro: 100g tempero base + 5 folhas de louro ou 3 g de louro em pó – Tempero para marinadas, cozidos, carnes e o famoso feijão caseiro!
  • Manjericão: 100g de tempero base + 1 maço manjericão ou 15g manjericão seco – Tempero de molhos para massas, cordeiro, sopas (como a Minestrone), etc
  • Manjerona: 100g tempero base + 1/2 maço manjerona ou 15g majerona seca – Tempero de molhos para massas, cordeiro, etc
  • Salsão (Aipo): 100g tempero base + 20 g de salsão – Tempero para cozidos e sopas
  • Sálvia: 100g tempero base + algumas folhas de sávia ou 5 g de sávia seca – Tempero para porco, pato, carnes de caça, etc
  • Tomilho: 100g tempero base + 1 maço de tomilho ou 20g tomilho seco – Tempero coringa para assados, sopas, aves, carnes vermelhas, peixes, molhos, etc

Sempre lembrando que outras combinações também são possíveis. Adapte o tempero base para o seu gosto e faça combinações com ele. E tempere com tudo aquilo que você ache que seja legal.

As quantidade que aqui coloco são somente um norte para vocês, altere-as a seu gosto sempre.

Tempero caseiro
Tempero caseiro

Sódio e sal:

A maioria dos temperos completos que encontramos no mercado possui uma quantidade enorme de sal. Mas nas embalagens somente encontramos o sódio na tabela nutricional. Então veja agora a quantidade real de sal de cozinha nesses temperos.

Por exemplo:

O tempero arisco completo sem pimenta (retirado da internet) possui 1,6 g de sódio por cada 5 g. Para sabermos a quantidade correta de sal (Cloreto de sódio), devemos multiplicar por 2,5 e temos 4 g de sal por cada 5 g de tempero completo. Ou seja, 80% do tempero é sal.

O tempero caseiro que mostrei hoje possui 0,5 g de sal a cada 6,5 g de tempero caseiro. Ou seja, 8% do tempero é sal.

A Organização Mundial de Saúde recomenda menos de 5 g de Sal (ou 2 g de sódio) por pessoa/dia.

Em quantos dias sua família consome 1kg de sal? Divida essa valor pelo número de pessoas na casa e depois pelo número de dias. E essa valor encontrado ainda será adicionado ao sal consumido em refrigerante, salgadinhos, bolo de pacotinho, macarrão instantâneo, etc

É quase impossível não consumirmos produtos industrializados, mas aqui em casa eu tento consumir o mínimo possível. Tudo que posso faço caseiro (quando o tempo também me permite, claro).

Uma coisa que foi EXPULSA quando morava com meus pais e hoje também é de minha casa é o saleiro de mesa! Ele incentiva o consumo excessivo.  Não creio que alguém irá levantar da mesa da sala e ir pra cozinha pegar uma pitadinha de sal pro seu prato! Pense nisso : )

O sal não é nenhum veneno, ele é super interessante nas nossas receitas por diversos fatores. O problema é o seu consumo exagerado. Muitos produtos industriais possuem uma quantidade elevada de sódio, e temos que ficar atento a isso.

E você sabe quanto sal está consumindo por dia?

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

12 thoughts on “Tempero Caseiro”

  1. Parabens pelo site akbei de conhecer e gostei muito.Otimas dicas as suas..Aki em casa eu substitui o sal refinado pelo rosa do himalaya(eh caro;mas como sal rende muito e o rosa faz bem a saude acho que vale a pena)e como voce tambem sou anti industrializados…abraco..Nelson de sao paulo

    1. Obrigado Nelson!

      Sim, todos os sais em sua forma mais bruta são bons. Você pode usar o sal grosso, geralmente ele possui maior quantidade de minerais também. Basta processá-lo e você terá uma granulação menor.

      Abraços.

  2. Adorei essa receita de tempero caseiro. Sou casada a pouco tempo e agora estou me aventurando na cozinha com mais profundidade. E esse tempero e muito prático. O Exemplo que vc deu do Arisco é realmente assutador. Eu uso Arisco alías usava rsrs

  3. Faço tempero caseiro e acrescento outras ervas: manjericão, alecrim e louro, uso inclusive o talo da salsinha que é rico em cálcio. Faz uma diferença…além de dar um sabor especial no arroz do dia-a-dia, ganhasse tempo, não precisando picar a cebola e o alho todo dia. Estou amando suas receitas. Fiz o pão de ló para o almoço de dia dos pais, foi um sucesso!!! Obrigada por compartilhar estas delícias!

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10