Molho de baunilha

Olá turma!

Hoje temos um vídeo de como fazer molho de baunilha. Excelente acompanhamento para inúmeras sobremesas. Esse eu fiz para acompanhar o strudel, o vídeo dele também temos aqui no site.

Existem inúmeras maneiras de fazer esse molho, aqui vou mostrar uma maneira bem simples. Esse preparo também podemos chamá-lo de creme inglês, que também é usado em diversas preparações, como por exemplo em um mousse de chocolate.

O importante aqui é atingir o ponto de cozimento do molho que chamamos de Napar. Quando as gemas atingirem entre 80 a 82 ºC, elas estarão cozidas e seu molho irá cobrir toda a colher sem escorrer.

Eu utilizei a fava da baunilha, que tem que ser acrescentada na mescla de leite e creme de leite. Já a essência, por geralmente ser volátil, tem que ser acrescentada no final da preparação.

Então vamos ao vídeo de como fazer molho de baunilha!

INGREDIENTES

  • Leite 200 g
  • Creme de leite 200 g
  • Gemas 3 unid
  • Açúcar 50 a 100g
  • Fava de baunilha 1 unid
  • Opcional para ser o molho quente – amido de milho 10 a 20 g

MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela, adicione o leite, o creme de leite, metade do açúcar e as sementes da fava de baunilha. Leve ao fogo médio até o sabor da baunilha passar para a mistura.
  2. Em uma vasilha, em banho maria, adicione as gemas e o açúcar. Bata com um fouet até formar uma espuma com coloração amarela mais clara.
  3. Adicione a 1ª mistura as gemas, aos poucos e mexendo sempre.
  4. Ainda em banho maria, cozinhe o molho até atingir o ponto “napar”.  O molho deve cobrir as costas da colher e não escorrer (como mostra o vídeo). Você deve ir mexendo lentamente o molho até ele atingir esse ponto (isso evita o cozimento excessivo das gemas).
  5. Esfrie e sirva.

Uma outra opção é servir o molho quente. Mas para isso será necessário espessar levemente o molho. Acrescente entre 10 a 20 g de amido de milho. A quantidade aqui irá variar de acordo com seu gosto. Se gostar mais firme acrescente 20 g, mais leve 10g.

strudel apfelstrudel

E para aqueles que perderam como fazer o Strudel, aqui vai o link! Preparação germânica um pouco difícil, mas com excelente sabor! : )

Gostou? Então não esqueça de compartilhar! : )

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

2 thoughts on “Molho de baunilha”

  1. Olá Romero!

    Sabe dizer se esse molho é o equivalente ao Custard inglês?
    Na Inglaterra eles usam como acompanhamento de quase tudo quanto é sobremesa que servem.
    Abraços!

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10