Pães I – Pão Integral

Olá Turma!

Esse mês vou postar algumas receitas da panificação. Aqui na Alemanha as padarias são um verdadeiro paraíso. As variedades de pães doces e salgados é incrível. Quando morava em Mainz, tinha uma padaria perto da minha casa com mais 100 tipos diferentes de pães. É muita tentação…rs

E durante esse 3 anos aqui na terrinha do chucrute fiz vários testes e vou mostrar pra vocês as receitas que mais faço em casa.

E hoje começamos com um pão integral. Super simples, fácil e saboroso.

Para a panificação, os ingredientes são fundamentais na qualidade final de seu preparo.

O sal ajuda na formação da crosta, no controle da fermentação além de melhorar o sabor, claro.

A gordura (manteiga, azeite, óleo, banha de porco, margarina, etc) melhora a conservação do pão, ajuda no volume dele, ajuda na aparência (miolo mais uniforme) e claro aumenta seu valor calórico : )

Leite ajuda na conservação do pão (por também conter gordura), melhora a textura do miolo do pão e auxilia na coloração externa, pois a lactose não é fermentável e carameliza em contato com a alta temperatura do forno.

Os ovos também auxiliam na cor e durabilidade do pão. Mas principalmente influenciará no sabor e na maciez da massa, pois sua coagulação no forno ajuda a retenção dos gases produzidos pela fermentação.

Mas a receita de pão integral de hoje somente terá farinha integral, açúcar, sal, manteiga e fermento biológico. Mudando alguns desses ingredientes você agora terá uma ideia de como possivelmente seu pão irá ficar.

Então vamos a receita em vídeo de como fazer pão integral:

Receita:

  • Farinha de trigo integral 500 g
  • água morna 300 ml
  • fermento biológico fresco 25 g (ou 8 g do biológico seco)
  • acúcar 25g
  • sal 7 g
  • Manteiga 100g

Modo de preparo:

  • Misture a farinha de trigo com o sal e a manteiga.
  • Misture o açúcar e o fermento na água morna.
  • Mescle as duas misturas e amasse até obter uma massa lisa e homogênea.
  • Deixe fermentar até dobrar de volume.  Faça os moldes como mostra o vídeo ou outros de seu agrado. Molhe levemente o pão (como mostra o vídeo) e acrescente nozes, sementes ou outro ingrediente seco de seu agrado.
  • Deixe descansar por 30 min.
  • Leve ao forno a 170 ºC por 30 min

Pão integral

Então vocês viram como é super simples. Sem ingredientes mirabolantes ou alguma técnica mais complicada. E com esse pão você também pode fazer variações.

Adicione as sementes de girassol, linhaça, sementes de abóbora, castanhas ou nozes, etc também na massa. Tendo como referência o peso da farinha de trigo integral, adicione até 15% dele desses outros ingredientes secos. Temos agora uma infinidade de sabores diferentes utilizando uma mesma e simples receita! : )

Se gostou, não se esqueça de compartilhar!

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

23 thoughts on “Pães I – Pão Integral”

  1. Oi Romero, fera demais suas receitas!
    Faço o fermento natural em casa conhecido por SOURDOUGH, SAUERTEIG, LEVAIN, MASA MADRE. Sabes dizer quanto tenho que usá-lo para essa receita? Obrigada!

  2. Romero. Fiz o pão e adorei. Fica excelente. Muito obrigada pela receita. Estou pensando em fazer novamente só que com azeite. Qual seria a quantidade para poder substituir? Obrigada.

  3. Os päes parecem os da padaria fresquinhos e saborosos. Porem fazendo assim em casa mais legal ainda!!!!!!
    hummmmmmmmmmmm com um cafézinho entäooooooooo

  4. Boa tarde !
    Gostaria se possivel a receita do pão Kaisersemmel, fiz uma receita que tenho, mas não deu certo, se puder me ajudar…
    Fiz a receita de strudel. Deu super certo.
    Grata.

  5. Olá Romero,
    adorei este cantinho de receitas, parabéns !!!
    O pão vc assa com vapor ? Vc vai postar receitas dos famosos brötchen ?
    Abraço.

  6. Olá Romero.

    Gostaria de primeiramente parabeniza-lo pelo site e as receitas, sempre muito didáticas. Já executei algumas delas e sempre saíram com um ótimo resultado.

    Como menciona no site irá iniciar uma jornada de receitas de panificação…. tem alguma dica sobre o uso de fermento natural (“Levain”)… eu até já estou mais ou menos 03 meses com um fermento em casa, o que estou tendo dificuldade é que ao realizarem a 2º fermentação já no formato de irem ao forno ele achatam bastante e racham bastante as laterais ao assarem, saberia alguma dica para estes acontecimento? Uso a proporção: Fermento 100%, Água 200%, Farinha 300% e Sal 2% do peso total.

    Um grande abraço, e Parabéns pelo trabalho!!

    1. Muito obrigado Pires!

      Quanto ao fermento natural, eu o fiz poucas vezes. Não tenho um grande conhecimento sobre ele, então vou ficar te devendo essa.

      Mas a massa de pão baixar e rachar a lateral pode ter alguns motivos. Os principais são: o amassado não foi suficiente, a qualidade e quantidade do glúten de sua massa não é suficiente para sua receita, quantidade de fermento maior que o necessário e excesso de fermentação.

      Qual tipo de pão você está fazendo?

      Abraços.

  7. Olá, acompanho suas receitas já faz algum tempo e estou adorand. Aonde moro é quase impossível encontrar o fermento biológio fresco, posso substituir pelo seco? Qual seria a quantidade?

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10