Pães VI – Sauerteigbrot – Pão Alemão de massa levedada ácida

Olá turma!

Seguindo nossa sequência sobre panificação, hoje temos o Sauerteigbrot. O famoso pão alemão com o sauerteig (receita que mostrei semana passada).  Esse pão é um dos mais tradicionais nas padarias alemãs. Receita super fácil e com sabor e aroma únicos!

Exitem inúmeras variações dessa receita, e hoje vou mostrar uma delas.

Então confiram a receita em vídeo de como fazer Sauerteigbrot ou Pão alemão com massa levedada ácida.

 

Receita:

  • Farinha de centeio 300g
  • Farinha de trigo especial 200g
  • sauerteig 75g
  • Fermento biologico fresco 30g
  • Sal 10g
  • Açúcar 30g
  • Água morna 300 ml

Modo de preparo:

  • Misture todos os ingredientes (exceto o sauerteig). Depois de 1 min amassando, acrescente o sauerteig.
  • Faça o formato desejado e deixe fermentar até dobrar de volume.
  • Adicione uma pequena tigela com água no forno e o pré-aqueça a 230ºC.  Coloque o pão e asse por 10 min. Abaixe a temperatura para 210ºC e asse por mais 30 min.
  • Espere esfriar e sirva.

Vocês viram que não tem nenhum segredo. Aqui uso o fermento biológico fresco para agilizar o processo de fermentação da massa, mas vocês podem usar somente o sauerteig. Mas o legal é ter paciência, pois o sauerteig sozinho na massa necessita de um longo tempo para dobrar de volume.

Sauerteigbrot

Na próxima segunda feira vamos sair da sequência sobre panificação. Mas como recebi vários emails e comentários sobre a série, vou mudar minha programação. Agora toda primeira segunda feira do mês vou postar um vídeo sobre pães, assim podemos continuar com a série de uma maneira diferente. Com isso tenho espaço para falar sobre outros assuntos sobre gastronomia que tenho em mente. E vocês não ficam entediados com tanto pão! : )

Espero que gostem e compartilhem! : )

Print Friendly

About Romero Bicalho

Mineiro e Cozinheiro profissional morando na Alemanha. Editor responsável pelo Receitas e vídeos.com

5 thoughts on “Pães VI – Sauerteigbrot – Pão Alemão de massa levedada ácida”

  1. Vc está de parabéns. Esse sim é um verdadeiro pão alemão feito da maneira tradicional o que seria muito ou quase impossível encontrar aqui no Brasil. Parabéns mesmo por ensinar o modo verdadeiro de fazer. Abraços e continue postando mais vídeos agradecemos :)

  2. Olá Romero !!
    Tenho feito algumas das receitas, são muito boas !!
    Hoje fiz o sauertegbrot, a aprencia ficou muito semelhante ao teu, talvez tivesse que ter assado um pouco mais… no póximo farei.
    Eu imaginei que fosse ficar com um sabor mais acentuado. É assim mesmo ? No video de como fazer o sauerteg vc comenta que iria usar 150 gr para o pão.
    Boa Páscoa !! E muito obrigada pelas receitas !!

  3. Romero, boa tarde. Como de sempre suas opções de pães estão muito bom. Estou usando um fermento granulado chinês e tenho percebido que o pão estar ficando muito acido e seco, isso quando faço com minha receita.
    Fernando.

    1. Oi Fernando!

      Quando muito ácido, pode ser seu sauerteig passou do ponto e fermentou demais. Com isso você terá outro tipo de ácido o que também influenciará na textura da massa. Quanto ao fermento chinês, infelizmente nunca usei e não posso falar sobre.

      Abraços.

Gostou? Comente!!!


Parse error: syntax error, unexpected '[' in /home/recei450/public_html/wp-content/themes/video-world-clear/single-related.php on line 10